Já reparou na quantidade de testes e jogos online que redes sociais como Facebook, por exemplo, oferecem? Daqueles que você e seus amigos testam o conhecimento e descrevem como é sua personalidade, tipo “Quem é a Juliana”? “Como será você daqui 30 anos”? E por aí vai, uns até bem engraçados.
E aí, me conta, você já fez algum deles? O que gosta de ouvir de resposta? Esse tipo de passatempo diverte os participantes e diz muito sobre o que vamos falar aqui: o autoconhecimento. Afinal, sempre queremos saber quem somos, ou melhor, como os outros nos enxergam. E se esse jeito “bate” com aquilo que realmente pensamos de nós.
Muitas vezes conduzimos nossas vidas preocupados com as outras pessoas, se nos acham interessantes ou não. É um modelo que nós mesmos construímos a partir de como vemos o mundo. O que aparentamos não é só superficial, algo forçado, e sim parte da nossa identidade e o que queremos construir – ou o que achamos que aquela pessoa valoriza. Entender esse movimento pode ser bastante importante. É o que explica a psicóloga Juliana Corazza Scalabrin, que atua há 18 anos na profissão e é especialista em saúde mental.
Ela diz que costumamos vivenciar uma eterna (e interna) luta entre a fragilidade e a insuficiência de quem gostaríamos de ser. “À medida que vamos crescendo, vamos perdendo nossa capacidade de coragem, de pensar com voz própria, pois não queremos nos expor”, afirma Scalabrin. Em outras palavras, enquanto tentamos agradar outras pessoas, entramos em sofrimento.
E é aí que entra o trabalho do psicanalista. Retomar na análise a nossa criança interior, propor um espaço para pensar e sentir através dos nossos próprios referenciais, daquilo que realmente gostamos. Entender nossos medos, bloqueios e quais as forças sabotadoras que atuam em nós. Só assim podemos voltar a ser mais criativos e viver da forma mais potente possível.
Tá preparado pra esse mergulho profundo na liberdade?
Juliana Corazza Scalabrin
Psicóloga Crp 06/66569
18 anos de experiência clínica.
Formação em Psicanálise pelo Sedes Sapientiae
Especialista em Saúde Mental Unifesp
Experiência em atendimento on line desde 2016